Vila Mimosa ganha mais um local de apoio a mulheres

O atendimento social a mulheres em situação de prostituição vai ganhar um novo endereço na Vila Mimosa, tradicional reduto do comércio sexual na região da Praça da Bandeira, zona Norte do Rio de Janeiro. A nova Casa de Apoio será aberta no próximo dia 12 de abril, com celebração de missa pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, às 7h30.

O novo espaço amplia o trabalho já realizado na capela São José há nove anos na Vila Mimosa, sob a liderança da irmã Maribel Perez, da Associação Mãe de Misericórdia. Ela conta com a ajuda de duas assistentes sociais e leigos voluntários no atendimento a mulheres que vivem no local. “São cerca de três mil mulheres que circulam na Vila Mimosa”, diz ela, sobre o o entorno que abriga bares que funcionam 24 horas, de domingo a domingo. “São muitas mulheres e todas querem sair dessa situação de risco”. De 2006 a 2013, foram atendidas cerca de mil mulheres. “Depois disso, paramos de contar, mas sabemos que hoje atendemos 50 mulheres por mês”, calcula irmã Maribel.

Antes da inauguração oficial, o cardeal preside missa neste sábado, 14 de março, na capela São José, na Vila Mimosa, às 9h. “Vemos a importância de resgatar a dignidade, dar novas possibilidades às pessoas que estão ali, e agora, amplia-se o trabalho com esse novo espaço”, afirma o Dom Orani. “Agradeço muito à Irmã Maribel e toda sua equipe, que se dedicam a servir como um sinal de amor de Deus às pessoas, a aproximar a Igreja a essas pessoas, nossas irmãs, e, ao mesmo tempo, a ajudá-las a sair dessa vida de prostituição, de mostrar existe uma mão estendida, tanto para qualificação, orientação, mas, também, para novos caminhos. Como essa casa que iremos inaugurar, amplia-se o trabalho que já é feito na capela São José. São sinais do amor de Deus e da presença da Igreja, junto a todas as pessoas”. A missa será transmitida ao vivo pela Rede Vida.

Já a partir de 17 de março, a nova casa realiza um curso de artesanato. “A partir daí, as atividades serão desenvolvidas com o pleno funcionamento da nova casa”, projeta irmã Maribel. “Estamos divulgando na Vila Mimosa a realização dos cursos”. A freira explica ainda que o trabalho realizado até hoje, somente na capela, consistia em fazer o atendimento social, conhecer a vida das mulheres e dar força e auto-estima para que elas conseguissem sair da prostituição. “Nós não conseguíamos emprego para elas, mas damos a força para que elas saiam desta situação”, conta. “Com a nova casa, elas terão a oportunidade de serem atendidas e acompanhadas pelas assistentes sociais e de participar de cursos de artesanato e de profissionalização”.

Casa de Apoio

 

Rua Paraíba, 38, Vila Mimosa, Praça da Bandeira

Atendimento nas quintas-feiras, de 9h30 às 12h, sábados de 9h30 às 11h.

Telefone: 2242- 6127

Fonte: arqrio.org / Redação

Link: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3039/vila-mimosa-ganha-mais-um-local-de-apoio-a-mulheres

Deixe uma resposta

Informativo – Jul/2017


Cadastre-se para receber nossas notícias: