Julho de 2017, 90 anos da Basílica!

Recuperamos os primeiros números da centenária revista “Mensageiro de Santa Teresinha” e, então, pudemos acompanhar o itinerário dos Carmelitas fundadores da nossa Comunidade. Incentivados pelo Cardeal Leme, os frades difundiram a devoção à Carmelita de Lisieux e mobilizaram os fiéis do Rio de Janeiro na construção da primeira Igreja, no mundo, dedicada a Teresa do Menino Jesus.

O fervor e a doação daqueles que ergueram o templo nos impressionam. Contemplamos as imagens da capelinha provisória, das procissões, dos primeiros objetos sacros e meditamos os primeiros textos publicados pelos frades e também outros sacerdotes que frequentavam a nossa Igreja e sentimos o zelo, o empenho dos nossos predecessores. Projetos, campanhas de arrecadação, obras e inúmeras pessoas envolvidas. De fato, desde o início, a nossa comunidade é vigorosa.

O templo erguido é testemunho de uma comunidade que, fascinada por Teresinha, deixa-se conduzir por Jesus e Maria Santíssima no caminho da entrega e da confiança. E isto é o que justifica o título de Basílica conferido pelo Papa Pio XI em 20 de julho de 1927. Certamente, tal distinção reforça a missão da nossa igreja.

Em 2017, exortados pelo nosso Pastor, Dom Orani, não apenas recordamos acontecimentos passados, mas os fazemos presentes, reassumindo nossa missão. No nosso tempo, as exigências são as mesmas. A entrega, a confiança, o fervor, o zelo, o vigor, não podemos perdê-los.

Rendendo graças a Deus pelos 90 anos da Basílica, humildemente pedimos: Senhor nos confirme na missão que há 90 anos confiastes a nós devotos e amigos de Santa Teresinha! Dai-nos uma sede ardente de vosso amor; fazei-nos amar com simplicidade de coração; dai-nos uma filial confiança em vossa misericórdia; fazei que vos contemplemos e amemos em nossos irmãos; dai-nos o espírito missionário que inflamou Santa Teresinha de zelo pela salvação dos homens! Preserve a alegria e a gratidão em todos nós!

Frei Emerson Oliveira, OCD, pároco

Deixe uma resposta

Informativo – Jul/2017


Cadastre-se para receber nossas notícias: