IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma das fundações estatais mais conhecidas pela população, é responsável pelo processamento e divulgação de dados e informações nacionais. Mas, embora seu nome seja famoso, seus estabelecimentos são discretos, como a agência situada em nossos arredores, na Rua General Canabarro, 706.
O prédio, que antes abrigava um laboratório farmacêutico, foi vendido para a instituição no início da década de 1990. A estrutura se manteve, mas as instalações foram modificadas quase que integralmente. Afinal, era preciso comportar um novo ambiente, bem diferente do antigo, com salas para reuniões e seminários, inúmeros departamentos, uma livraria e uma biblioteca.
Ali funciona o Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), que organiza todas as informações do IBGE desde a sua criação, em 1934, e é responsável pelos periódicos publicados atualmente.
A biblioteca do estabelecimento é uma das principais do Brasil; possui livros técnicos e obras raras de pesquisa e estatística, como o primeiro recenseamento do Brasil, feito em 1872. O acesso a seu acervo, recentemente digitalizado, é aberto ao público.

Rodrigo Pinto Tiradentes, aluno da Oficina Literária San Juan de la Cruz

Informativo – Jun/2016


Cadastre-se para receber nossas notícias: