Saúde

Coordenação: Hélia Cardoso

A Pastoral da Saúde, em consonância com as diretrizes da CNBB, está comprometida com a defesa, promoção, preservação e celebração da vida, o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. É a continuação do trabalho de Jesus junto aos doentes; é a ação que Ele realiza hoje junto aos enfermos, por meio de seus seguidores. Tal é nossa missão: evangelizar, servindo aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, em seus lares e na comunidade, com amor e competência, testemunhando Jesus Cristo em comunhão fraterna, à luz do Evangelho. Atualmente a paróquia conta com 26 agentes nessa pastoral.

Queremos evangelizar com renovado ardor, levando a palavra de Deus aonde não há vida, pois Cristo, o Bom Pastor que dá a sua Vida por suas ovelhas, veio para que todos tenham vida, e a tenham em abundância (cf. Jo 10, 10).

Quem se propõe a trabalhar nessa pastoral deve estar pleno de alegria e esperança e disposto a participar dos encontros, momentos de estudo e cursos, e estar atento à inculturação, ter bom relacionamento com as pessoas e acreditar que seu trabalho pode ajudar na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, no qual a saúde, dever do Estado, seja um direito de todos.

As reuniões da Pastoral da Saúde realizam-se no terceiro sábado de cada mês, após a missa das 16 horas. Os interessados em receber a visita de um membro da Pastoral (MESC, agente ou do Frei Junior) devem solicitar o atendimento na secretaria da paróquia, pelo telefone 2569-8904.

Atividades Pastorais

Atendimento aos doentes em seu domicílio, na Casa Geriátrica Santa Bernadete, na Casa Geriátrica São Judas Tadeu e no Hospital Gaffrée Guinle. (Essas visitas são feitas pelos agentes, pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e pelos frades da paróquia. O Sacramento da Comunhão é ministrado pelos Ministros e os Sacramentos de Reconciliação e Unção dos Enfermos, pelos frades.)

Participação em grupos de oração e Hora Santa.

Participação em reuniões na paróquia e em palestras, seminários e cursos na paróquia, forania e vicariato.

Promoção de atividades educativas e de utilidade pública, como a Feira da Saúde.

Distribuição de fraldas, roupas e material de higiene pessoal, sempre que necessário.

Informativo – Jul/2017


Cadastre-se para receber nossas notícias: