Música

Coordenação: Pedro Marques

A música é parte integrante da liturgia, não algo secundário ou subsidiário. É uma das mais profundas formas de oração, possibilitando uma participação pessoal e prazerosa de todos na celebração. Diversas passagens bíblicas aludem à importância da música, aconselhando os fiéis a aguardar a vinda do Senhor cantando salmos, hinos e cânticos espirituais (v., p. ex., Cl 3, 16).

Diz o documento Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II sobre a liturgia: “A música será tanto mais litúrgica e santa, quanto mais intimamente estiver unida à ação ritual” (SC 112). Portanto, não se trata simplesmente de “animar” a missa, mas de preparar cantos litúrgicos adequados a cada momento da celebração e a cada tempo litúrgico.

Em nossa paróquia a Pastoral da Música é composta pelas bandas da Sagrada Face, Espírito Jovem e Cristo Chama, e pelos corais Santa Teresinha,  Dei Angeli e Menino Jesus.

Todos aqueles que se sintam chamados a servir ao Senhor por meio da música, como cantores ou instrumentistas, podem juntar-se a nós, pois a messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe (Mt 9, 37-38).

Informativo – Dez/2016


Cadastre-se para receber nossas notícias: