Catequese de crianças e adolescentes

Coordenação: Pedro

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a catequese “é uma educação na fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, apresentado de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã”. Sua finalidade é “levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da Vida da Santíssima Trindade”.

A catequese é, assim, um itinerário na formação da fé, da esperança e da caridade que procura favorecer o encontro pessoal e comunitário com Jesus e forma o catequizando para acolher com alegria a mensagem evangélica e propagá-la aos irmãos. Se a missão da Igreja é anunciar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16, 15), a catequese é uma importante etapa nesse anúncio. Nossa missão é anunciar o Evangelho para que os ouvintes creiam que Jesus Cristo é o Redentor do mundo, o Filho de Deus e, acreditando, tenha a vida em seu nome (cf Jo 20,31)

Nossos objetivos, fundamentados em dados da “Pastoral da Eucaristia” – Documento n° 2 da CNBB, são os seguintes:

Ensinar e vivenciar, com solidez e responsabilidade, os princípios básicos da Doutrina Cristã Católica, para que a experiência de comungar Jesus Cristo na Eucaristia seja primeiramente uma experiência de comunhão (partilha) entre as pessoas.

Reciclar o conhecimento dos pais sobre a doutrina cristã, “catequizando-os” por meio de encontros mensais em que se versa sobre os mesmos temas tratados com as crianças.

Conscientizar e capacitar os pais para que sejam, de fato, os iniciadores de seus filhos no seguimento de Jesus Cristo.

Oferecer meios para que pais e catequizandos alcancem um bom nível de entrosamento entre si, com as catequistas e com a comunidade paroquial.

Introjetar nos catequizandos e em seus pais o lema: “Só comunga com Cristo quem comunga com o irmão”.

Atividades pastorais

Encontros semanais com os catequizandos, aos sábados das 9h às 10h30 e aos domingos das 8h às 9h30.

Participação na missa dominical das 10h.

Atividades para interação do grupo de catequizandos com a comunidade e para prática dos ensinamentos de Jesus, tais como: participação no Coral do Menino Jesus, exibição de filmes, participação nas cerimônias litúrgicas e religiosas, promoção de campeonatos e gincanas, visitas à Catedral e a outras igrejas, participação em obras sociais e eventos da Basílica (“Festival de Pizza”, “Tarde Dançante, “Concurso Bíblico” etc.).

Clique aqui para acessar o blog da catequese.

Iniciação Cristã de Jovens e Adultos

Núcleo coordenador: Ana Carolina, Cássia, Gilberto, Jorge, Luis, Rafael, Renata, Ulisses

Batismo, Confirmação e Eucaristia constituem o conjunto de Sacramentos da Iniciação Cristã. Por eles são lançados os fundamentos de toda vida cristã. De fato, por efeitos destes sacramentos da iniciação, “renascidos no Batismo, fortalecidos na confirmação e nutridos com o alimento da vida na Eucaristia”, podemos saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e progredir na perfeição da caridade (CIC 1212).

Cabe à Pastoral da Iniciação Cristã a preparação de adultos e de jovens acima de 15 anos para viverem os Sacramentos da Iniciação Cristã.

Estamos vivendo o processo de implementação do RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), seguindo recomendação da Arquidiocese. Nessa metodologia, a pessoa que busca receber os Sacramentos “acolhe a Palavra de Deus e entra em um processo de conversão, num itinerário pessoal e em âmbito comunitário. Não se trata de uma precipitada conversão sacramental, e sim de uma adesão firme e incondicional à vida evangélica.” (A iniciação cristã de adulto em forma de catecumenato, p.9)

Esse processo de preparação/conversão exige tempo e persistência e, por isso, ele é vivido em etapas, que inserem gradualmente na vida da comunidade:

A primeira etapa é chamada de pré-catecumenato. É um tempo de evangelização, de discernimento, de conversão inicial.

A segunda etapa é o catecumenato. Nesta etapa, os candidatos recebem formação pastoral e orientação adequada.

A terceira etapa é de purificação e Iiuminação. Nela, o candidato é levado a uma intensa preparação espiritual que tem a finalidade de purificar sua mente e seu coração para iluminá-lo com uma consciência e experiência mais aprofundada de Cristo.

A quarta etapa acontece após a recepção dos sacramentos e é chamada de mistagogia. Tal termo sugere uma compreensão mais plena e eficaz dos mistérios nos quais foram inseridos através do Evangelho.

Buscamos, assim, viver o ensinamento da Palavra e da doutrina através do acolhimento amoroso, da partilha fraterna e da oração.

Nossas atividades abrangem encontros semanais, retiros e domingos de formação.

Durante a primeira etapa, temos grupos de, no máximo, 3 pessoas que serão acompanhadas por um introdutor (membro da comunidade, participante de alguma pastoral ou movimento). A partir da segunda etapa, os grupos podem ser maiores e são acompanhados por um catequista.

Informativo – Jul/2017


Cadastre-se para receber nossas notícias: