Caridade Social

Oficina de Artesanato e Bazar Zélia Martin

Coordenação: Marisa Marques e Ruth Christiana

A Oficina de Artesanato e Bazar Zélia Martin tem por finalidade obter recursos para as necessidades da Caridade Social da paróquia, mediante a venda de peças de vestuário e utensílios em bom estado, doados pela comunidade, e artesanatos confeccionados na oficina. Tais trabalhos não propiciam nenhuma espécie de lucro pessoal à equipe. As doações para o bazar – roupas, sapatos, bijuterias, utensílios do lar e artigos de armarinho para o artesanato – podem ser feitas na secretaria da paróquia.

O bazar está aberto ao público todas as quartas-feiras e todo dia 25 de cada mês, das 9h às 12h e das 15h às 18h.

Setor de Alimentos

Coordenação: Valmir, Irandy e Bernadeth

Este setor é responsável pelo armazenamento e distribuição de cestas básicas a pessoas carentes previamente cadastradas, especialmente às famílias da Comunidade São José. Hoje temos 50 famílias atendidas por esse serviço, que distribui mensalmente 290kg de arroz; 116kg de feijão; 116kg de açúcar; 58kg de café; 58kg de sal; 58kg de macarrão; 58kg de fubá; 58kg de farinha de mandioca; 116 pacotes de leite, entre outros gêneros de primeira necessidade. Colabore fazendo suas doações na secretaria da paróquia.

Pré-vestibular

Coordenação: Lúcia Matos

O núcleo de pré-vestibular comunitário é o resultado de uma parceria entre a Pastoral da Caridade Social e a Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes), entidade sem fins lucrativos que tem por missão a defesa dos direitos humanos, a promoção de uma educação inclusiva, o fomento à diversidade étnica no mercado de trabalho e o combate ao racismo e a todas as formas de discriminação. No âmbito de nossa paróquia, tal parceria visa a propiciar o ingresso em universidades da parcela da população que não tem condições de frequentar um pré-vestibular pago. Nossos professores – selecionados pela Educafro, que também oferece a orientação técnico-pedagógica do curso ­– trabalham em regime voluntário. As aulas são ministradas no 4º andar do prédio anexo à basílica, de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, com turmas de no máximo 20 alunos. O sucesso dessa iniciativa foi comprovado no Vestibular 2010, no qual foram aprovados sete de nossos alunos: quatro para a UFRJ; um para a UNI-RIO; um para a Cândido Mendes; e um para a Veiga de Almeida.
Os interessados em trabalhar como voluntários ou em frequentar nossas aulas podem enviar e-mail ou falar pessoalmente com a coordenadora geral, Lúcia Matos, ou procurar Nefretiri Monteiro (coordenadora das terças e sextas); ou Cristiano Luiz Menezes do Nascimento (coordenador das quartas e quintas), no horário das aulas.

Reforço Escolar

Coordenação: Adriana

Este segmento da pastoral de caridade oferece aulas de matemática (às quartas-feiras, das 9h30 às 11h), reforço escolar do primeiro ao quarto ano (segundas e quartas, das 15 às 17h) e alfabetização de adultos (terças e quintas, das 15 às 17h). As inscrições podem ser feitas na secretaria da paróquia. Outras informações pelos telefones: 2783-8368 (manhã), 2502-6954 (tarde) ou 9264-0700.

Informativo – Jul/2017


Cadastre-se para receber nossas notícias: