Paróquia se despede dos freis antigos e abraça os novos

Após seis anos de benfazeja companhia, foi chegada a hora de se despedir de nossos queridos freis Cardoso, Junior e Wilson. Os braços acostumados a se entrelaçar aos outros braços, a se apoiar neles, a se deixar serem guiados por eles, esses braços que aprenderam a amar os outros braços pastores, precisam aprender a dar o último – mas talvez, provisório – abraço.

Não se pode negar a tristeza desse “abraço”, vivido na missa da noite do dia 9 de Fevereiro. Entretanto, a gratidão e a felicidade pelos tantos outros “abraços” dados se demonstravam muito maiores. Se a despedida comovia o coração pelo fato de ser ver partir os frades, se o “abraço” final era pleno de emoção, era porque existia uma amizade sincera, era porque os braços cativaram-se verdadeiramente e haviam se consolidado em abraços.

Mas também havia outra grande razão para a alegria da assembleia: a chegada de um novo padre, Frei Fritz, e mais, a posse de um novo pároco, Frei Fábio, além da escolha de Frei Ediglê para o novo superior do convento. Enquanto alguns braços se iam, outros surgiam para gerar novos encontros, novos “abraços”.

Foi com esse espírito que a comunidade paroquial, todos os freis (os que iriam embora, os que permaneciam e os que chegavam), o bispo Dom Luis Henrique e o Vigário Episcopal do Vicariato Norte Padre Claudio se reuniram para a esperada celebração, seguida de calorosa festa. Mais que isso, a comunidade se uniu para preparar a missa; os músicos, as bandas e os corais formaram um único grupo musical.

Todos se juntaram para proporcionar o melhor ambiente possível para os freis vivenciarem os envios, e para o Frei Fábio receber as portas e as chaves da igreja, assumindo o pastoreio “carinhoso, porém firme”, como bem disse Dom Luis Henrique. E sob o tripé de oração, acolhida e missão, o novo pároco se comprometeu a dar continuidade ao legado do antecessor, a gerar novos “abraços”.

Rodrigo Pinto Tiradentes

Missa de despedida e de posse do novo pároco – cobertura oficial

Deixe uma resposta

Informativo – Jun/2016


Cadastre-se para receber nossas notícias: