Grupos e Movimentos

Grupos

Conheça os grupos de nossa basílica. Caso deseje participar de algum deles, obtenha informações com os coordenadores ou na secretaria da paróquia.

Círculos bíblicos

Coordenação: Ruth Carvalho

Os Círculos Bíblicos são constituídos por pequenos grupos que se reúnem para refletir sobre temas atuais e sobre aspectos e acontecimentos da vida de cada participante à luz da Palavra de Deus. Embora não excluam os estudos bíblicos, nos quais o aspecto predominante é o aprofundamento na Sagrada Escritura, os Círculos não são formados com essa finalidade exclusiva.

A idéia principal é que, reunidos em torno da Sagrada Escritura, leigos e leigas vivam a experiência de comunidade, empenhando-se em colocar em prática os ensinamentos contidos na Palavra de Deus, especialmente por meio da solidariedade e da missão evangelizadora.

Devoção do Terço

Coordenação: –

A recitação do Rosário de Nossa Senhora é uma prática de piedade antiquíssima e muito querida do povo católico. Surgiu entre os monges que não sabiam ler e que, por isso, recitavam uma Ave-Maria em lugar de cada um dos 150 salmos que compõem o Ofício Divino. Por inspiração da Santíssima Virgem, São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da Ordem dos Dominicanos, contribuiu fortemente para a sua difusão, até que a devoção ganhasse, em fins do século XV, uma forma semelhante à que se usa hoje em dia.

Na nossa basílica, a devoção do Terço é coordenada pela dona Angelina, que há dez anos herdou a missão de sua falecida mãe, dona Maria Cândida, mulher muito atuante na comunidade. De segunda a sexta-feira, sempre às 17 horas, um grupo de mulheres se reúne para rezar e meditar os mistérios da vida de Jesus e de Maria, lembrando em suas intenções principalmente dos doentes, com inteira confiança e fervor na intercessão da Mãe de Deus.

Terço dos Homens

Coordenação: Antônio Silveira

Em suas aparições em Fátima, Nossa Senhora recomendava veementemente a reza do terço como forma de alcançar a paz no mundo e a salvação dos pecadores. Em nossa paróquia, muitos são os que praticam em família essa devoção; outros tantos o fazem juntando-se ao grupo que se reúne na igreja durante a semana, às 17 horas. Em março de 2010, para incrementar essa devoção entre os homens, nosso pároco instituiu na basílica o Terço dos Homens, rezado às terças-feiras, às 20 horas. Desde que foi criado, o grupo já quadruplicou, e a idéia é que um número cada vez maior de fiéis venha demonstrar seu amor e gratidão a Nossa Senhora e desagravar seu Imaculado Coração, tão ferido pelo desprezo da humanidade.

A cada semana reza-se por uma intenção geral (por exemplo, pelas vocações), e a cada mistério pede-se por uma intenção específica ligada ao intento geral (por exemplo, que Deus suscite sacerdotes no seio de nossa paróquia; que aumente o número de leigos consagrados à causa de Cristo e assim por diante). Na primeira semana de cada mês reza-se o terço com o Santíssimo exposto, ocorrendo ao final a bênção do pároco com Jesus Eucarístico. Em algumas ocasiões o pároco toca ao órgão e canta a Salve-Rainha ou a Ladainha de Nossa Senhora, e todos o acompanham no gesto de amor e doçura a tão boa Mãe.

Devoção da Sagrada Face

Coordenação: Maria Helena

Grupo de Oração Teresiana (GOT)

Coordenação: Hozana

Grupo dedicado à oração e ao estudo da obra de Santa Teresa d’Ávila.

Grupo de Oração Senhor dos Exércitos

Coordenação: Mary,  Vera

Grupo de oração da Renovação Carismática Católica cujo objetivo é levar as pessoas à vida no Espírito Santo e, pelos carismas, a serem instrumentos de Deus no anúncio de seu Reino. Trata-se de uma reunião de cristãos na qual louvores, ações de graça, cânticos e adorações levam as pessoas a conhecer o imenso amor de Jesus e torná-Lo o centro de sua vida. Os encontros são feitos todas as terças-feiras às 16h no Salão Azul.

Grupo Mil Ave-Marias

Coordenação: Hozana

Grupo Com Jesus em tua Casa

Coordenação: Lúcia Sales

Grupo cujo objetivo é levar a Palavra e a bênção de Deus às casas de todos os que desejarem, incentivar e fortalecer os laços de união entre os irmãos e, na medida do possível, plantar a semente da oração assídua no local visitado. Em geral, o grupo segue os textos publicados, nos tempos litúrgicos, para Círculos Bíblicos e Encontros em Família, mas poderá adaptar o encontro segundo as circunstâncias. O importante é que a Palavra seja proclamada, ouvida, meditada e partilhada. Na ausência de algum sacerdote ou outro ministro, o grupo tem a faculdade de abençoar as casas e pessoas que visitar, seguindo a fórmula própria e, com ela, encerrando a visita. Para solicitar a visita do grupo, deixe seu nome e telefone na secretaria da paróquia.

Grupo Zélia e Luís Martin

Coordenação: Rosa e Milton

Grupo dedicado a orar pelas famílias e voltado para o aprofundamento no conhecimento dos pais de Santa Teresinha. As reuniões ocorrem no terceiro sábado de cada mês, às 17h, na Capela do Menino Jesus.

Grupo São João da Cruz

Coordenação: Frei Odair

Grupo dedicado à oração e ao estudo da obra de São João da Cruz. Reuniões às quartas-feiras, às 19h30.

Movimentos

Aprofunde-se na vida cristã! Conheça os movimentos de nossa basílica. Caso deseje participar de algum deles, obtenha informações com os coordenadores ou na secretaria da paróquia.

Comunidade Missionárias da Vida (Mãe de Misericórdia)

Coordenação: Irmã Maribel

Fundada em 1982 na França, a associação Mãe de Misericórdia tem como vocação a defesa do valor da vida, da concepção até o fim natural, particularmente onde ela está ferida na sua dignidade. É formada por leigos engajados no serviço e na defesa da vida e por irmãs – consagradas nos votos de castidade, pobreza e obediência – que têm como missão o serviço à vida mediante o anúncio da misericórdia e da compaixão de Deus – as Missionárias da Vida.

Em 2002, quando foi implantada no Rio de Janeiro, a associação iniciou um trabalho em defesa da dignidade da vida junto a mulheres prostituídas. Em 2006, as Missionárias da Vida foram acolhidas pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro para aprofundar esse trabalho. Na Vila Mimosa, as irmãs desenvolvem junto às moças prostituídas um trabalho missionário que se sustenta graças a doações e à boa vontade de muitos brasileiros.

Para ajudar essa obra ou conhecê-la melhor, entre em contato pelo e-mail fornecido acima ou pelo telefone (21) 2242-6127. Aqueles que quiserem fazer doações podem efetuar depósito no banco Bradesco, agência 0814, conta número 75080-8.

Comunidade Mar a Dentro

Superiora: Morgana Colombo Nadin, riodejaneiro@maradentro.com.br

Associação privada de fiéis formada por sacerdotes, leigas e leigos consagrados que, ouvindo a voz do Senhor – “Duc in altum”: “Ide mar adentro” –, abandonaram suas redes, como Pedro, para segui-Lo e anunciá-Lo, professando os votos de pobreza, castidade e obediência, servindo à Igreja e ao povo de Deus.

Foi fundada em 21 de outubro de 1990, por Antônio Dilben Rabelo Fleming, a partir de um trabalho evangelizador desenvolvido na Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ). Seu carisma é inspirado na passagem do Evangelho de São Lucas (5,5): “Por causa da Tua Palavra, Senhor, eu lançarei as redes.” Cristo nos envia como discípulos e ministros da obediência e da paz, especialmente nos serviços da acolhida, intercessão e formação. O apelo que o Senhor nos faz é de formarmos homens novos e mulheres novas para um mundo novo.

A Comunidade é constituída por duas categorias de membros:

– Comunidade de Vida: leigos consagrados, seminaristas e sacerdotes, todos os quais professam os conselhos evangélicos e são celibatários
– Comunidade de Aliança: jovens ou adultos solteiros, casados ou viúvos, os quais são convidados a, com base em sua realidade e inseridos na sociedade, viver sua missão através do carisma Mar a Dentro, atuando tanto no âmbito religioso como na própria família, profissão, sociedade etc.

A Comunidade de Vida possui Casas de Missão em Iturama (MG), São José do Rio Preto (SP), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Lugano (Suíça). No Rio de Janeiro, os membros estão instalados no bairro do Rio Comprido. Entre outras funções e atividades desenvolvidas, acompanham os trabalhos do grupo jovem na Basílica, reunindo-se aos sábados, às 17h. Em breve, darão início à Escola de Formação Santa Teresa, destinada a um aprofundamento doutrinário e espiritual.

Os interessados em participar da Comunidade devem procurar uma das casas de missão para um diálogo, e iniciar um caminho vocacional. Aqueles que quiserem frequentar a casa para orações, conhecer melhor a missão e a formação dos membros, ou oferecer auxílio como benfeitores devem entrar em contato pelo e-mail fornecido acima ou pelos telefones: (21) 3594-0490, (21) 3594-0490, 7178-2709 e 8388-0577.

Movimento Nossa Senhora de Schoenstatt

Coordenação: Angela Beatriz

A campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é parte integrante da Obra Internacional de Schoenstatt, que tem como centro e força propulsora o santuário, e como objetivo, evangelizar com Maria. Sua originalidade consiste em ser uma imagem de graças, que parte sempre de um santuário se Schoenstatt. Ela leva as graças específicas deste santuário a todas as pessoas e famílias que visita. Em nossa paróquia temos quatro imagens que visitam 120 famílias (30 famílias cada imagem). Cada lista tem uma missionária responsável. São elas: Rita, Isabel, Regina e Angela Beatriz. O endereço do Santuário no Rio de Janeiro é o seguinte: Estrada dos Bandeirantes, 13.833 – Vargem Pequena – tel. (21) 2442-1072.

Vicentinos

Coordenação: Rita

Os Vicentinos se reúnem às terças-feiras às 19:30.

 

 

Informativo – Mai/2016


Cadastre-se para receber nossas notícias: