Associações

Intensifique sua vida devocional participando das associações da basílica. Obtenha informações com os coordenadores ou na secretaria da paróquia. Clique nos itens abaixo e conheça mais sobre as Associações.

Apostolado de Oração do Sagrado Coração de Jesus

Coordenação: Rita

O Apostolado de Oração é uma associação de fiéis cujo objetivo principal é, pela oração e pelo oferecimento e união de todas as atividades e sacrifícios ao sacrifício de Cristo, honrar o Sagrado Coração de Jesus, símbolo do verdadeiro amor que Ele tem por nós. Com Ele, aprendemos também a amar a todos, indistintamente, e a zelar pela salvação das almas. As reuniões do Apostolado ocorrem nas primeiras sextas-feiras do mês, após a missa das 8h, à qual se seguem orações diante da imagem do Sagrado Coração de Jesus. Os interessados em participar do Apostolado devem procurar a coordenação.

Associação dos Devotos do Menino Jesus de Praga

Coordenação: Débora LageFrancisca BottinoMaria Izabel Souza Borges

Considerando a dádiva de amor que, no Menino Jesus, Deus Pai fez à humanidade, a Associação dos Devotos do Menino Jesus de Praga tem como objetivo principal incrementar o amor e a devoção ao Divino Infante, que no século XVII prometeu ao carmelita Cirilo da Mãe de Deus: “Quanto mais me honrardes, mais vos favorecerei”.

Dentro desse objetivo maior, temos também os propósitos de zelar pela Capela do Menino Jesus e de promover a solidariedade de nossos membros em prol das obras sociais da basílica, lembrando das palavras de Jesus em Mt 25, 40: “Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.”

As missas em honra ao Menino Jesus de Praga são celebradas todo dia 25 de cada mês. No dia 25 de setembro, além da celebração eucarística, ocorre o grande e fraterno encontro dos associados.

Qualquer pessoa pode inscrever-se na Associação, cujos membros são convidados a:

– Rezar todos os dias o Glória ao Pai três vezes, dizendo a cada vez a jaculatória: “Divino Menino Jesus, abençoai-me”
– Usar sempre a medalha do Menino Jesus
– Promover e viver com amor o dia do Menino Jesus e participar sempre que possível das missas em Sua honra (às 18 horas do dia 25 de cada mês)
– Colaborar para a manutenção da capelinha do Menino Jesus e com outras iniciativas da Associação

Fraternidade Nossa Senhora do Carmo (Ordem Secular)

Coordenação: Antonia Maria

Legião de Maria

Coordenação: Esmeralda

Grupo de leigos que fazem parte do grande exército de Maria Santíssima, Mãe de Jesus Cristo e nossa, cujo objetivo principal é colaborar na obra salvífica de Cristo. Para isso, os membros se aplicam a progredir na santificação pessoal, à oração e ao apostolado. Os legionários fazem visitas a doentes (em casas e hospitais), famílias enlutadas e idosos; realizam trabalho de evangelização com menores carentes, presos, viciados, prostitutas, enfim, com todas as pessoas que, de algum modo, estejam necessitando de uma palavra de conforto e esperança. Nas reuniões da Legião, realizadas semanalmente, os associados se dedicam à oração, às leituras espirituais e ao estudo do Manual da Legião de Maria, além de prestarem conta do trabalho realizado durante a semana.

Pia União de Santa Teresinha

Coordenação: Lourdes Camargo

As principais finalidades da Pia União de Santa Teresinha são promover entre os associados uma vida cristã mais fervorosa; trabalhar em favor das vocações sacerdotais, religiosas e missionárias e difundir cada vez mais o apostolado católico; e propagar a devoção a Santa Teresinha do Menino Jesus.

Para alcançar o primeiro fim da Pia União, os associados procurarão imitar as virtudes que, em grau heróico, praticou Santa Teresinha, e que constituem o pequeno caminho da infância espiritual, ensinado por ela às almas que desejam alcançar a própria santificação, a saber: amor ardente a Deus, humildade de coração, simplicidade de espírito, filial confiança e completo abandono à Providência Divina.

Para conseguir o segundo fim, os associados, além das obras exteriores de zelo, que estão ao alcance de cada um, aproveitarão do meio eficacíssimo da oração mental e vocal, oferecendo diariamente a Deus os próprios sacrifícios.

Finalmente, tornarão conhecidas, como lhes for possível, a vida e a santidade da padroeira da Pia União e, particularmente, o livro que se intitula História de uma alma.

Todo dia 30 de cada mês, às 16h, temos Santa Missa da Pia União de Santa Teresinha, com bênção especial dos doentes, distribuição de rosas bentas e do chá de rosas. Após a missa ocorre reunião da Pia União. Lembramos que, por um privilégio especial da Santa Sé, a Basílica celebra a festa de Santa Teresinha no dia 30 de setembro, aniversário de sua morte, e também em 1º de outubro, dia oficial no calendário litúrgico (nas demais paróquias, a festa é comemorada apenas no dia 1º de outubro).

À Pia União de Santa Teresinha do Menino Jesus podem pertencer fiéis de ambos os sexos e de todas as idades, conquanto possam cumprir os estatutos.

Pia União de São José

Coordenação: Armando Lobianco

Informativo – Jun/2016


Cadastre-se para receber nossas notícias: